Para os amantes da vida sobre rodas e da liberdade do campismo, imaginar um veículo compacto, robusto e totalmente adaptado para aventuras off-road e montado sobre um ícone off road dos anos 1990 pode parecer estranho. Mas esse sonho se materializa no Lada Niva Camper, um projeto europeu baseado no lendário 4×4 russo, que une o espírito aventureiro da tração integral à praticidade de uma casa sobre rodas.
O modelo que virou sensação entre os campistas europeus foi convertido pela empresa Lux Form, especializada em motor homes compactos. Baseado no icônico Lada Niva, um dos off-roaders mais carismáticos da Europa Oriental, o veículo recebeu uma transformação completa para atender aos viajantes que priorizam simplicidade, funcionalidade e a possibilidade de alcançar os destinos mais remotos.
CAMPERIZAÇÃO INTELIGENTE E FUNCIONAL
Apesar do tamanho reduzido do veículo, a transformação do Niva surpreende. Ele conta com:
-
Cozinha equipada com fogão, pia, armários e geladeira de 60 litros;
-
Banheiro compacto com vaso sanitário e chuveiro;
-
Mesa dobrável e área de convivência para duas pessoas;
-
Caldeira de 5 litros para aquecimento de água;
-
Tanque de água limpa de 70 litros e reservatório de água cinza com 40 litros;
-
Módulo habitável perfeitamente integrado ao chassi original.
Toda essa estrutura é montada em um veículo que mantém a alma off-road do Lada Niva: tração 4×4 permanente, caixa de redução, bloqueio do diferencial central e 24,5 cm de altura do solo. Os pneus off-road mais agressivos completam o conjunto ideal para terrenos acidentados e viagens fora da rota comum.
Apesar do apelo entre os brasileiros que adoram adaptar Kombis, VUCs e furgões para motor homes, o Lada Niva Camper é uma realidade distante por aqui. A marca saiu do país na década de 1990, e o motor 1.7 a gasolina naturalmente aspirado de 80 cv não atende às exigências ambientais nacionais, além da atual situação geopolítica que complica qualquer reaproximação com a Rússia. Até dá pra adaptar por aqui, mas precisaria procurar um exemplar em boas condições.
Na Europa, os modelos custavam em torno de 18 mil euros — cerca de R$ 120 mil na conversão atual. O desempenho do Niva não é seu ponto forte: velocidades de cruzeiro são modestas, similares aos motor homes artesanais sobre Kombi. Ainda assim, a proposta não é correr, mas chegar — onde outros veículos não conseguem.
Se você sonha com uma casa sobre rodas para explorar trilhas, montanhas e regiões isoladas, o Lada Niva Camper representa muito mais do que uma solução de mobilidade: ele é uma ode à liberdade sobre quatro rodas. Compacto, eficiente e robusto, ele personifica o espírito do campismo raiz, onde menos é mais e cada centímetro de autonomia conta. Novidade? não nos motor homes atuais e de DNA 4×4, mas sim para os velhos amantes do pequeno Russo LADA Niva.